Capacitores
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
Capacitores
1.INTRODUÇÃO
Capacitor é um componente que armazena energia em um campo elétrico, acumulando um desequilíbrio interno de carga elétrica. Os formatos típicos consistem em dois eletrodos ou placas que armazenam cargas opostas. Estas duas placas são condutoras e são separadas por um isolante ou por um dielétrico. A carga é armazenada na superfície das placas, no limite com o dielétrico. Devido ao fato de cada placa armazenar cargas iguais, porém opostas, a carga total no dispositivo é sempre zero. Capacitores são comumente usados em fontes de energia onde elas suavizam a saída de uma onda retificada completa ou meia onda. Por passarem sinais de Corrente Alternada mas bloquearem Corrente Contínua, capacitores são freqüentemente usados para separar circuitos Corrente alternada de corrente contínua.
2.DESENVOLVIMENTO
O capacitor é caracterizado pelo módulo da carga em qualquer um dos condutores, e pela diferença de potencial entre os condutores, onde q é a carga e V é a diferença de potencial. Então, q e V são proporcionais: q = CV,onde C é a constante de proporcionalidade do capacitor,chamada capacitância. Ela é independente de q e de V, isto é, dependem exclusivamente da estrutura e dimensões do capacitor.
[pic]Fig.1-Capacitor
A unidade de capacitância no sistema MKS é o coloumb/Volts,representado pela unidade Farad, então:
1 Farad = 1 Coloumb/Volt
Um capacitor pode ser usado para produzir campos elétricos de diferntes intensidades e configurações especiais, adequadas aos mais variados fins. Os capacitores são capazes de confinar campos elétricos intensos em volumes pequenos do espaço, são úteis como dispositivos acumuladores de energia. São largamente usados em circuitos eletrônicos , onde em geral têm a função de acumular energia e usá-la em um momento adequado, como por exemplo ligar o flash de uma câmera fotográfica ou