Capacitores fixos e variavéis
O capacitor é um componente, que tem como finalidade armazenar energia elétrica. É formado por duas placas condutoras, também denominadas de armaduras, separadas por um material isolante conhecido como dielétrico.
2. Capacitores Fixos:
2.1. Capacitores plásticos (poliestireno, poliéster, polipropileno):
Consistem em duas folhas de alumínio separados pelo dielétrico de material plástico. Sendo os terminais ligados às folhas de alumínio. O conjunto é bobinado e encapsulado, formando um sistema compacto. Uma outra técnica construtiva é a de vaporizar alumínio em ambas as faces do dielétrico, formando o capacitor. Essa técnica é denominada metalização e traz como vantagem, maior capacidade de compactação comparando com os de mesmas dimensões dos não metalizados.
2.2. Capacitores eletrolíticos de alumínio:
Consistem em uma folha de alumínio anodizada como armadura positiva, onde por um processo eletrolítico, forma-se uma camada de óxido de alumínio que serve como dielétrico. Um fluído condutor, o eletrólito, que impregnado em um papel poroso, é colocado em contato com outra folha de alumínio de maneira a formar a armadura negativa. O conjunto é bobinado, sendo a folha de alumínio anodizado, ligada ao terminal positivo e a outra ligada a uma caneca tubular (encapsulamento do conjunto), e ao terminal negativo. A figura mostra dois capacitores encapsulados de formas diferentes. Um é de forma axial, onde os terminais saem pelos dois lados do capacitor e o outro é de forma radial, onde os terminais saem ambos pelo mesmo lado.
2.3. Capacitores cerâmicos:
Apresentam com dielétrico um material cerâmico, que é revertido por uma camada de tinta, que contem elemento condutor, formando as armaduras. O conjunto recebe um revestimento isolante. São capacitores de baixos valores de capacitância e altas tensões de isolação.
3. Capacitores Variáveis:
Além dos capacitores fixos, encontramos também os capacitores variáveis, que possuem sua