Capacitor
Ao submetermos um material isolante a um campo elétrico, não irá ocorrer transferência de cargas, entretanto, estas sofrem um deslocamento; sendo que as negativas migram ao eletrodo positivo e as positivas no sentido oposto, modificando em valores significativos o valor do campo elétrico existente no local. A esse deslocamento e orientação das moléculas se dá o nome de polarização. Esse é o princípio básico do capacitor, então todo dielétrico pode ser considerado um capacitor.
Os capacitores cerâmicos são construídos a partir da deposição ou colagem de um metal bom condutor sobre uma cerâmica de elevada constante dielétrica. Os capacitores de placa são constituídos por uma folha cerâmica em cuja superfície se encontram colados os eletrodos, em geral de cobre ou prata, enquanto os capacitores multicamada são formados por sucessivas folhas de material cerâmico em cuja superfície se encontra depositado um metal bom condutor,sendo ele composto de paládio ou platina.Os capacitores multicamada destinam-se em geral a aplicações de montagem superficial,apresentando por isso dimensões da ordem de milímetro. Capacitor cerâmico de multicamada
É comum distinguirem-se duas classes de capacitores cerâmicos:
Capacitores da classe 1, com constantes dielétricas relativamente baixas (algumas unidades a centenas), mas de boa qualidade, designadamente no que respeita à resistência do dielétrico e a dependência da capacitância com a temperatura (utilizados essencialmente na construção de osciladores e filtros)
Capacitores da classe 2, de elevada constante dielétrica, utilizados essencialmente em aplicações gerais de acoplamento de sinais.
Capacitores Cerâmicos:
Ao submetermos um material isolante a um campo elétrico, não irá ocorrer transferência de cargas, entretanto, estas sofrem um deslocamento; sendo que as negativas migram ao eletrodo positivo e as positivas no sentido oposto, modificando em valores significativos o valor