Capacitor Variavel FD
Por Paulo Renato F. Ferreira, PY3PR
P.O. Box 15, Xangri-lá, RS 95588-970, Brasil py3pr@arrl.net apacitores variáveis de alto valor capacitivo e tolerantes a elevadas tensões de pico (isolação) para potências acima de 100 watts são componentes indispensáveis para os montadores de amplificadores lineares, acopladores e antenas encurtadas ara 80 e 160 m. O problema é que, hoje em dia, se tornaram caros e difíceis de encontrar. Necessitando de um com cerca de 500 pF para sintonizar minha antena de 160 m sob uma potência de 1000 watts, percorri meu arquivo da QST e fontes da internet [ver referências ao final do artigo] e encontrei várias opções caseiras; porém, todas com baixos valores de capacitância e isolação.
Tomando por base as medidas descritas por DL5DBM em seu ótimo artigo (referência
4), parti para um projeto modificado. Ao chegar onde precisava, resolvi compartilhar os bons resultados obtidos com os leitores da Feirinha Digital. Portanto, se você anda atrás de um capacitor variável robusto, eis aqui a descrição completa de um em língua portuguesa e que está inteiramente ao alcance do radioamador mediano, pois não requer ferramentas especiais (tabela 1).
C
Descrição do projeto
Esse capacitor variável é do tipo convencional, com isolante de ar, constituído por placas de alumínio recortadas com tesoura. É composto por um rotor e um estator, fornecendo 525 pF e isolação de cerca de 4,5 kV na freqüência de 1,8 MHz (figura 1).
E o mais importante: o custo final em materiais foi de RS$ 80.
Quer calcular o seu próprio capacitor?
Caso você necessite de um capacitor variável com menor capacitância, utilize um número menor de placas. Se você não possui um capacímetro para lhe orientar, utilize a fórmula abaixo descrita por KD6ED (referência 1) para descobrir o valor da capacitância entre duas placas de metal, antes de começar a montagem:
C= capacitância em picofarads (pF)
A= área da placa em polegadas