capacitor natural
Grupo: Bruna Alves, Dora Najaime, Isabella Gonçalves, Izabel Oliveira, Leonardo Oto
Turma:2005-A
O Capacitor natural (D) é um conjunto de PQGNs que a descarga elétrica de um bloco irá repercutir em outro que por sua vez irá transferir a herança para um terceiro, até retornar ao bloco inicial. A Pequena Grande Notável (PQGN) nascerá da resistência provocada pelas próprias ondas elétricas ao se chocarem umas com as outras.
Uma nuvem pode ser vista como um corpo carregado às vezes, então é um pouco como um capacitor. É mais como um meio de um condensador, até que ela está sob a influência de outra nuvem ou qualquer outro objeto e há as descargas de relâmpago.
As nuvens e o solo podem agir em uníssono para imitar um capacitor natural enorme. O processo de evaporação e condensação de água atmosférica dentro de gotículas de água faz com que as nuvens colidam com poeira, radiação ionizante, e um ao outro.
O acúmulo de cargas elétricas estáticas entre nuvens e o solo úmido durante uma tempestade com este, simula descargas de um capacito como o raio.
Essas colisões derrubam elétrons das partículas, criando uma separação de cargas nas nuvens. Cargas eléctricas negativas acumulam na base das nuvens. A base das nuvens pode ser comparada a uma placa negativa de um condensador. Estas cargas induzem cargas positivas a acumular-se no solo, comparáveis com a placa positiva do condensador.
O ar entre as nuvens e a terra se torna o dielétrico do capacitor natural. Um campo de alta resistência eletrostática é produzida entre as nuvens e a terra que pode produzir íons e elétrons livres no ar.
Eventualmente, a diferença de potencial entre as nuvens e o solo pode tornar-se tão grande que o dielétrico, ar, começa a quebrar. Os íons e elétrons livres fornecem o caminho necessário para um curto-circuito do capacitor natural, iniciando um clarão de relâmpago.
http://www.olympusmicro.com/primer/java/lightning/in