capacitação e formação de jovens
Aborde com a turma o real papel da educação na vida das pessoas. Aproveite para inspirar uma reflexão sobre a crença comum que estudar serve principalmente para que os indívidos ganhem dinheiro e "subam" na vida
Objetivos
- Explorar os conceitos de estratificação e mobilidade social
- Discutir a importância da formação educacional para os indivíduos
Conteúdos
- Socialização escolar
- Processo de construção da identidade
Anos
- Ensino Médio
Tempo estimado
Duas aulas
Materiais necessários
- Cópias da reportagem "A Mágica da Educação" (Veja, 2311, 06 de março de 2013)
Introdução
O texto de Claudio de Moura Castro, "A Mágica da Educação", sugere que a educação é fundamental para a vida profissional. Para ele, a constante busca por novos conhecimentos e aprimoramento pessoal está diretamente relacionada a melhores salários e promoções. Assim, a educação e o aprendizado informal são apresentados como formas de ascensão profissional.
Em um sentido mais amplo, a educação pode ser vista não apenas como uma forma de conseguir bons empregos e salários elevados, mas também como um meio para compreender o mundo e entender nossa posição na sociedade. Por isso, constitui uma ferramenta de mobilidade social. Nesse plano de aula, a discussão sobre a educação é o ponto de partida para apresentar os conceitos sociológicos de estratificação e mobilidade social.
Desenvolvimento
1ª etapa
Distribua cópias do artigo "A mágica da Educação", publicado em Veja, para a turma e conduza uma leitura coletiva. Em seguida, discuta o texto com os alunos. Se preciso, utilize as questões abaixo para conduzir o bate-papo:
- Qual a opinião do autor sobre a educação? Ela é importante no momento de conseguir um bomemprego?
- Que tipo de educação o autor menciona? Qual a opinião dele sobre a educação informal?
- Qual a diferença entre "educação" e "conhecimento"?
- A educação serve apenas para ter um bom emprego?
- Quais os efeitos da