Capacita o e Aperfei oamento dentro de um Laborat rio Cient fico
Gestão de Pessoas em Organizações
Introdução
Por meio deste trabalho, vamos expor como funciona a subárea de Relações Humanas sobre capacitação e aperfeiçoamento, dentro do Laboratório de Bioquímica e Química de Proteínas que é localizado no Departamento de Biologia Celular da Universidade de Brasília.
O trabalho consistirá em uma dissertação sobre o que observamos e nos foi informado pelo líder científico do laboratório, Professor Marcelo Valle de Sousa, responsável pela gestão do mesmo.
Utilizaremos as informações obtidas para situar a subárea no contexto da organização, fazer uma comparação com as informações disponíveis na rede sobre capacitação em organizações privadas, pois a organização estudada é pública e aprofundar um pouco mais nos objetivos do aperfeiçoamento.
Ao discutirmos qual deveria ser o tema de nosso trabalho, chegamos à conclusão de que capacitação e aperfeiçoamento era o ideal, pois como estamos em um mundo onde nenhum corpo vivo e organização param de evoluir, teríamos muita oportunidade para descrever o que vimos e ouvimos.
Descrição da Organização
A pesquisa de campo ocorreu no Laboratório de Bioquímica e Química de Proteínas, localizado dentro do Instituto de Biologia da Universidade de Brasília. O laboratório é considerado uma organização pública, pois funciona a partir de fundos do governo destinados a investimentos na infraestrutura e no capital humano. A organização é constituída de seis professores fixos e mais dois professores de outros departamentos da Universidade; um técnico de nível superior e um auxiliar de serviços gerais. Quanto aos alunos, tanto de graduação quanto de pós-graduação, o número varia entre 35 a 55. O laboratório hospeda ainda quatro pesquisadores em nível de pós-doutorado. O numero diário médio de pessoas dentro do laboratório é de 40. O objetivo do laboratório é realizar atividades de ensino, pesquisa e extensão de excelente