Capacidades Físicas
São todas as qualidades físicas motoras passíveis de treinamento comumente classificadas em diversos tipos: Resistência, Força, Velocidade, Agilidade, Equilíbrio, Flexibilidade e Coordenação motora (destreza).
Força: É a capacidade física que permite deslocar um objeto ou o próprio corpo através da contração dos músculos.
Esporte: Arremesso de dardo.
Ação: Lançar o dardo mais longe possível.
Justificativa: O competidor deve ter uma força significativa para lançar o dardo mais longe possível com a força e habilidade suficientes.
Velocidade: É a capacidade física que permite realizar movimentos no menor tempo possível ou reagir rapidamente a um sinal ou ataque.
Esporte: 100 metros rasos.
Ação: Correr até o fim do percurso.
Justificativa: O jogador deve correr com a máxima velocidade possível para chegar ao ponto de largada antes dos outros jogadores.
Agilidade: É a qualidade física que permite mudar a direção do corpo no menor tempo possível. Para a agilidade, a flexibilidade é importante.
Esporte: Basquete
Ação: Finta.
Justificativa: O jogador deve ter agilidade para passar com a bola , sem perde-la.
Equilíbrio: É a qualidade física conseguida por uma combinação de ações musculares com o propósito de assumir e sustentar o corpo sobre uma base, contra a lei da gravidade.
Esporte: Slackline
Ação: Manter-se em pé.
Justificativa: O praticante de se manter estável na corda, equilibrando-se para não cair.
Coordenação Motora: É a capacidade física que permite realizar uma sequência de exercícios de forma coordenada sem erros.
Esporte: Tênis de mesa.
Ação: Rebater a bola.
Justificativa: O jogador deve rebater a bola rapidamente com um movimento que não deixe a bola sair da mesa.
Flexibilidade: É a capacidade física que permite executar movimentos com grande amplitude, alongando seu corpo na forma mais extensa possível
Esporte: Ginástica Rítmica.
Ação: executar os movimentos da apresentação.
Justificativa: A/O