Capacidade termica do calorimetro
Integrantes da Equipe: Fabiano de Rosa Mattos, Eder Max, Evandro Augusto, Geovane Benedito,
Turma: Engenharia de Produção III
Professor: Juliana Cortez de Sá Camposilvan
Resumo
Na “Experiência 03- Capacidade Térmica Do Calorímetro” foi desenvolvida atividade relacionada à lei de conservação de energia.
O objetivo do experimento foi comprovar que a quantidade de calor cedida pela agua quente é igual à quantidade de calor recebida pela agua fria e pelo calorímetro.
Introdução
Definimos capacidade térmica (equivalente em agua) como sendo a quantidade de calor que um corpo necessita receber ou perder para que sua temperatura varie 1 °C. Dentro de um calorímetro existe uma quantidade de agua retirada da torneira, e nela colocamos uma quantidade de agua quente. Para um pequeno intervalo de tempo o sistema isolado do meio ambiente, as trocas de calor após a mistura, devem ocorrer obedecendo ao principio da lei de conservação de energia.
Desenvolvimento Teórico
A quantidade de calor cedida pela agua quente é igual a quantidade de calor recebida pela agua fria e pelo calorímetro . Estas trocas estão representadas nas equações abaixo:
Qrecebida(água fria)+Qrecebida(calorímetro)+Qcedida(água quente)=0 m1.cágua(Te-T1)+C(Te-T1)+m2.cágua(Te-T2)=0 Onde: m1= massa de água fria; m2= massa de água quente; T1= temperatura inicial da água fria e do calorímetro; T2= temperatura inicial da água quente; Te= temperatura final do sistema (temperatura do equilíbrio térmico).
Materiais Utilizados
01 calorímetro
01 proveta
01 termômetro
01 lamparina
01 caixa de fósforos
01 tripé de lamparina
01 tela de amianto
01 becker
Álcool
Descrição do Experimento
1. Medir com a proveta 50ml de água retirada diretamente da torneira;
2. Colocar esta água no calorímetro, agitar e aguardar o equilíbrio térmico. Medir a temperatura.
3. Medir com a proveta 80ml de água retirada