Capa
DIREITO
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SÃO JOSÉ - SC
ABRIL DE 2013.
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
1° PARTE
Trabalho acadêmico apresentado à Disciplina de Linguagem Jurídica e Argumentação do curso de Direito como requisito para avaliação. Professor.:
SÃO JOSÉ – SC
ABRIL DE 2013.
O Caso dos Exploradores de Cavernas
O Caso dos Exploradores de Cavernas é um texto que além de nos fazer pensar, ver o quanto pode ser fascinante o mundo que envolve os assuntos de justiça e direito, mostra ainda que o direito pode ser tridimensional, ou seja, pode ser visto e interpretado de diversas formas.
É um caso que apesar de não passar de ficção envolve além da justiça, o direito, a lei, as emoções, a opinião da massa, se tornando assim um caso intrigante e fundamental para nós alunos do direito que estamos iniciando nessa arte.
O caso se dá no ano de 4300 d.C. onde quatro pessoas que foram condenados a morte pela forca recorreram dessa decisão. O fato em questão se trata de um grupo com cinco pessoas que participavam de uma exploração de cavernas. Após adentrarem a caverna, já distante da entrada ocorreu um desmoronamento de terra e pedras que veio a bloquear a única meio de entrar e sair da caverna. Não havia outra saída e a caverna não lhes favorecia já que não existia nela qualquer fonte de alimento ou água. Ao analisar a situação o grupo decidiu por poupar forças e na esperança de obter socorro breve concentraram-se próximo a entrada que por hora esta obstruída. Os familiares dos cinco membros deram por falta do retorno dos mesmos e comunicaram as autoridades que através das indicações da exploração deixado junto as famílias conseguiram localiza-los e imediatamente movimentar uma força tarefa para