capa
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLÓGIA
CURSO DE GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
“MOTIVAÇÃO E MORAL”
REGISTRO DE PESSOAL
Prof.:
ALUNOS:
MAT.: MAT.:
Rio de Janeiro, Out/2013
1 - Introdução
A motivação e a moral são aspectos primordiais na relação de contribuição dos colaboradores para com a organização. A falta das mesmas tem como consequência a queda de rendimento profissional, conflitos pessoais, displicência, desorganização e falta de entusiasmo.
As necessidades geralmente consideradas como ponto de partida na teoria da motivação são as chamadas pressões filosóficas, é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano.
A motivação pode ser analisada a partir de duas perspectivas diferentes como impulso e como atração. A motivação organizacional, ou seja, a competência de motivar cada aspecto de uma organização é essencial para o seu crescimento. Motivação e liderança estão fortemente interligadas, pois bom líder tem que estar motivado e ser capaz de motivar sua equipe e assim seu ambiente de trabalho. Sem motivação se torna mais difícil cumprir determinadas tarefas sejam elas quais forem.
Já a moral é o conjunto de regras adquiridas através da cultura, da educação, da tradição e do cotidiano, e que orientam o comportamento de cada ser humano dentro de uma sociedade e que influencia muito o comportamento das pessoas mesmo dentro de uma organização, e que torna necessário tenha seus conceitos de Missão, Visão e Valores bem definidos. As regras definidas pela moral gerem o modo de atuação das pessoas e das empresas.
1.1 – Problema
A baixa motivação e a consequente queda da moral influênciam de maneira significativa, prejudicando a relação de contribuição dos colaboradores para com o funcionamento de uma organização?
1.2 - Hipótese
Sim, os baixos níveis de aspectos motivacionais implicam no processo moral dos