Capa
Trabalho apresentado à disciplina de
Físico – Químicas
Utilização de equipamentos destinados à medição de volumes de líquidos
Cascais, 6 de Novembro de 2007
Objectivos
1. Com este trabalho, pretende-se utilizar vários equipamentos destinados à medição de volumes de líquidos para efectuar uma titulação ácido - base.
Introdução
Na aula de Físico/Química, foi-nos dada a indicação para realizarmos uma actividade experimental com o tema: Utilização de equipamentos destinados à medição de volumes de líquidos.
Para iniciarmos este projecto, foi necessário realizarmos uma pesquisa sobre os equipamentos de medição de volumes líquidos e sobre titulação ácido - base.
Equipamentos de medição de volumes líquidos
1. Proveta - recipiente cilíndrico, alto e estreito, graduado e assente numa base larga, destinado à medição pouco rigorosa de volumes de líquidos.
Fig. 1 - Provetas
2. Pipeta - tubo de vidro estirado na ponta e com escala graduada destinado à medição de volumes variáveis, até à sua máxima capacidade, de líquidos. Para efectuar medições com a pipeta será necessário uma pompete, para ocorrer a sucção do líquido em questão.Fig. 3 – Pompete Fig. 2 – Pipeta
3. Bureta - tubo de vidro graduado, munido de uma torneira na parte inferior ou de um tubo de borracha apertado com uma pinça de Mohr que permite medir com rigor volumes de líquidos.
Fig. 4 - Bureta
Titulação ácido – base
Ácido
Um ácido, segundo Arrhenius (1887), é toda substância que, numa solução aquosa, liberta única e exclusivamente os iões H+. Os ácidos possuem um pH entre 1 e 6,9 (a 25ºC). Assim, o ácido será forte quando estiver próximo do 1 da escala do pH.
Um exemplo é o ácido clorídrico, de fórmula HCl:
HCl à H+ + Cl–
Base
Segundo Svante Arrhenius, uma base (também chamada de alcalina) é qualquer substância que liberta única e exclusivamente o anião OH– numa solução aquosa. As bases possuem pH entre 7,1 a 14 (a 25 °C). Na sua escala, caso o número indicado