Capa trabalho - UBM
Cluster é um modelo organizacional formado por um aglomerado geográfico de empresas de tamanhos variáveis, que desenvolvem as mesmas atividades ou atividades similares, contando com a participação de seus fornecedores e prestadores de serviços.
Os membros de um cluster podem alcançar vários benefícios, como o compartilhamento de frete, compras conjuntas que reduzem despesas, compartilhamento de recursos, conhecimentos e melhores práticas, entre outros. Já para a sociedade, a formação de um cluster em determinada localidade proporcionará concentração de empresas e, com isso, a geração de emprego e renda, melhoria de infraestrutura e desenvolvimento social.
No mundo existem diversos clusters industriais ligados a setores como o automobilístico, as tecnologias da informação, turismo, indústria audiovisual, transporte, logística, agricultura, entre outros.
No Brasil, como exemplos de cluster, temos a cidade Laranjal Paulista, que possui 16 fábricas de brinquedos, ocupando 20% da população local e tem, em média, 20 milhões de bonecas vendidas por ano. E, também, Limeira, onde se concentra 60% da produção brasileira de mudas cítricas, contando com aproximadamente 400 produtores e gerando mais de 20 mil empregos.
ETAPA 3 – PASSO 2
A Gestão do Conhecimento abrange um contexto que visa não apenas a tratativa do capital intelectual dentro da organização, mas, também, deixar o ambiente de trabalho mais proficiente em termos de convivência diária e gerar vantagem competitiva para a organização.
Para a realização da GC é necessário o envolvimento da alta administração da empresa. Este envolvimento tem como objetivo dar suporte aos processos e os custos envolvidos. A definição da visão vai estimular e dirigir a empresa para o campo do conhecimento de seu interesse.
A Gestão do Conhecimento é um processo que requer investimentos altos. Portanto, é uma decisão estratégica que pode ser dirigida para gerar resultados organizacionais, sendo necessário o