CAPA PARA MONTAR TRABALHOS ACAD MICOS
Pedagogia
Aline de Souza Silva Lopes
Plano de Aula
Rio Verde
2013
Aline De Souza Siva Lopes
Plano de aula
Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Pedagogia.
Prof. Helenara Sampaio, Laura Célia, S. cabral, Andréia Zômpero e Juliana Fogaça Simm.
Rio Verde-Goiás
2013
COMIDA TÍPICA REGIÃO GOIANA
Sabe-se que comida típica é um alimento apreciado pela sociedade de tal lugar. Com isso, os diversos pratos da culinária brasileira estão ligados aos aspectos socioculturais de nossa história, percebendo que esta influência se dá de outros povos que aqui estiveram em épocas passadas e nos deu em patrimônio cultural importante, influenciando e dominando até mesmo na alimentação. A variedade de sabores e preferências regionais, com suas especiarias e temperos próprios, tornam-se irresistíveis ao paladar mais exigente de qualquer arte da cozinha nacional.
Os índios brasileiros, por exemplo, tinham uma mesa farta e variada, graças à abundância da caça, pesca e dos frutos silvestres, de que se serviam. A farinha de mandioca tão popular entre o povo, do mais simples ao mais requentado, é uma herança indígena. Depois de retirar a raiz, secavam-na ao sol ou ralavam-na ainda fresca numa prancha de madeira cravejada de pedrinhas pontiagudas, transformando-a em farinha alva, empapada que colocavam para escorrer e secar num recipiente comprido de palha trançada.
O milho muito usado pelos índios foi amplamente aceito pelos portugueses, de paladar mais requintado, que buscavam a comida preparada pelas escravas negras do que as da mão indígena.
A verdade é que com a junção de outros povos, finalizou-se um tempero maravilhoso, chamando atenção dos visitantes e turistas também. A cozinha típica goiana é a que caracteriza o Estado de Goiás e recebe fortes influências da cozinha mineira e baiana, mais pela