Capa padrão
Nome do aluno
titulo Trabalho apresentado a disciplina de Sociologia, Como requisito de avaliação. Turma: Professora:
Cidade – Estado
2014.
Introduçao
Em março de 1549, chegaram ao Brasil os primeiros padres jesuítas que iniciariam o processo de catequização indígena em massa. Eles chegaram junto com o primeiro governador-geral, Tomé de Souza, e recebiam ordens do superior padre Manuel da Nobrega Com a catequização, os portugueses pretendiam unificar o território brasileiro com base no Catolicismo, religião hegemônica em Portugal. Para educar os índios, os padres instituíram em Salvador, capital brasileira na época, a primeira escola elementar, que era comandada pelo Irmão Vicente Rodrigues e tinha os mesmos moldes de ensino da Europa; pois para que os indígenas compreendessem o ensinamento religioso, tinham que aprender a ler e escrever.
Considerações finais As missões não eram apenas pequenas comunidades, verdadeiras cidades que se instalavam nas selvas. Os aldeamentos se organizavam seguindo um plano geométrico perfeitamente ordenado aplicado, com poucas variações, em todos os aldeamentos. Desenvolvia-se em torno de uma grande praça quadrada, em cujo centro se instalava uma grande cruz e uma estátua do santo protetor.
De um lado se erguia a igreja, com casas anexas para viúvas e órfãos e uma escola, a casa dos missionários e as oficinas; atrás da igreja se cultivavam o pomar e a horta. No lado oposto ficavam as moradias dos índios, e nos lados restantes estabeleciam o Conselho da Missão, uma portaria, uma hospedaria, capelas, um relógio de sol e até uma prisão. Também havia hospital, asilo, casa e comida para todos e em abundância, oficinas e até pequenas fábricas. Fabricavam-se todos os instrumentos