Capa DVD - Model
Direito
Disciplina:
Temas Aprofundados de Direito Administrativo
Docente:
Paulo Mascarenhas
Discentes:
Lázaro de Jesus Leite
Ludmila Rodrigues
TERCEIRO SETOR
Introdução
O Terceiro Setor é uma terminologia sociológica utilizada para designar uma parcela organizada da sociedade civil sem fins lucrativos que busca soluções para problemas e causas sociais, suprindo necessidades da população que o governo e empresas privadas não conseguem satisfazer.
O referido setor teve sua origem com o surgimento de instituições filantrópicas a partir do final do século XIX quando surgiram as santas casas de misericórdia e outras instituições criadas através das igrejas que procuravam prestar serviço de assistência às comunidades carentes.
No Brasil e no mundo, existem diversas organizações que fazem parte do
Terceiro Setor e estão voltadas para as mais diversas áreas, com os mais diversos âmbitos de atuação. Podem ser entidades beneficentes, associações de minorias, organizações voltadas para o cuidado com o Meio Ambiente, para a inclusão digital e/ou social, para erradicação da fome e da miséria, enfim, a presença de uma organização do Terceiro Setor no lugar que for deve ser para trazer benefícios, melhorias e também organização para a comunidade local ou global.
Dentro da mesma terminologia que define o que é o Terceiro Setor, temos também o Primeiro Setor, que é formado pelos Governos Executivo, Legislativo e
Judiciário, e o Segundo Setor, formado por empresas privadas com fins lucrativos.
Os tipos de organizações no Terceiro Setor
O tipo mais comum de organização que encontramos no Terceiro Setor são as
ONG´s
(Organizações
não
governamentais),
constituídas
formal
e
autonomamente, buscam promover e apoiar políticas públicas que visam à melhoria da qualidade de vida da população e o cumprimento das leis por parte de empresas privadas e do governo.
No Brasil, temos a qualificação de OSCIP