capa de trabalho
PRÓ-REITORIA ACADÊMICA
CURSO DE GESTÃO FINANCEIRA
Finanças – Análise das Demonstrações Financeiras
Sorocaba/SP
Novembro/2013
Pâmela Stephanie Moreira Xavier
Priscila Evelin Pinheiro do Nascimento Sallas
Analise Das Demonstrações Financeiras - Petrobrás
Trabalho apresentado como exigência parcial para obtenção da aprovação na disciplina Finanças da Universidade de Sorocaba.
Orientador: Me. João Resende
Sorocaba/SP
Novembro/2013
RESUMO
O ser humano é um animal acreditador. Talvez esse seja um bom modo de definir nossa espécie. "Humanos são primatas com autoconsciência e a habilidade de acreditar “Já que" acreditar" sempre pede um "em quê?", acreditar em poderes que transcendem a percepção do real, algo além da dimensão da vida ordinária, além do que podemos perceber apenas com nossos sentidos. Essa divinização da natureza é muito mais antiga do que a civilização. Pinturas rupestres, os símbolos mais antigos da expressão humana, já demonstram a atração que nossos ancestrais nas cavernas tinham pelo desconhecido, sua reverência por poderes além de seu controle. As pinturas de animais representavam encantamentos, uma mágica gráfica criada com o objetivo de auxiliar os caçadores em sua empreitada, cujo sucesso garantia a sobrevivência do grupo.
Portanto para ALVES R. A.(1986, p. 22), a religião surge como uma teia de símbolos, rede de desejos, confissão da espera, horizonte dos horizontes, a mais fantástica e pretensiosa tentativa de transubstanciar a natureza.
Palavras - chaves: Religião, Doutrina, Mormos.
SUMÁRIO