Capa de desenvolvimento do trabalho de desenvolvimento
O direito é um fenômeno indiscutivelmente complexo. Compõe-se ,pelo menos , de cinco dimensões entrelaçadas e indissociáveis, a saber: fato, valor, norma, ciência e poder. A partir de uma posição filosófica, torna-se bastante claro que , dentre as cinco dimensões do direito destaca-se soberanamente o valor. Ele é o núcleo central, vital e básico, em torno e em função do qual gira toda a ordem jurídica. Todas as finalidades de Direito são, necessariamente , valores. Os principais são os seguintes: A liberdade, a igualdade, o bem comum , a segurança coletiva, os direitos humanos fundamentais e a justiça.
O objetivo maior do trabalho é entender e estudar o papel dos principais valores jurídicos na sociedade, e o que eles representam para o Direito como um todo.
Este trabalho é uma pesquisa bibliográfica e busca fazer uma avaliação da disciplina Metodologia Científica para compor a nota N2.
1. OS PRINCIPAIS VALORES JURÍDICOS
1.1 A LIBERDADE
Liberdade –devemos reconhecer- é um conceito moral, não jurídico. O jurista, enquanto jurista, nem sequer possui uma noção razoável do que ela significa ou representa. A rigor, o Direito mesmo desconhece a verdadeira natureza da liberdade. O que se conhece realmente no mundo do Direito é a liberdade do homem, não em si mesmo, mas em sua projeção externa, a liberdade exterior, que se projeta no campo da ação, no âmbito funcional do fazer ou deixar de fazer. Por isso, nesses domínios, o máximo que o Direito consegue atingir é limitar a libertinagem, ou seja, a exorbitância ou o mau uso da liberdade. A verdadeira liberdade, no entanto, é a liberdade interior, é o autodomínio, em virtude do qual, o ser humano deixa de ser escravo de suas próprias paixões e de todas as circunstâncias ambientais. Livre é o homem, cujo Eu é o senhor do seu ego.
Para Carlos Bernardo González Pecotche, a liberdade é prerrogativa natural do ser humano, já que nasce livre, embora não se dê conta até o momento em que sua consciência