CAPA ABNT, veiga de almeida
CURSO DE PSICOLOGIA
MODELO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO BÁSICO SUPERVISIONADO II • Capa • Folha de Rosto (modelo anexo) • O Relatório deverá seguir as seguintes normas:
SUMÁRIO (centralizar a palavra sumário, não recebe numeração)
1.0 INTRODUÇÃO (a introdução faz um breve apanhado sobre as ideias trazidas no trabalho, como: sobre o que o trabalho trata; qual o objetivo dele; e, como foi desenvolvido).
2.0 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA (falar sobre os principais conceitos de condicionamento operante, não condicionamento respondente).
3.0 DESCRIÇÃO DAS SESSÕES Pode utilizar o modelo de sala de aula (tabela do laboratório, onde você anotou as sessões).
4.0 DISCUSSÃO (apresentar os gráficos elaborados no laboratório e interpretá-los, exibindo os resultados e correlacionando com o que foi estudado e apresentado na fundamentação teórica).
Ex: De acordo com Moreira e Medeiros (2007), no condicionamento operante o indivíduo aprende pelas consequências de seus atos. Seguindo esta ideia, na prática de laboratório foi possível observar que, pela aplicação do reforço (água) como consequência de pressionar a barra, o animal aprendeu e repetiu o comportamento de pressão da barra, como se espera ao aplicar reforço. (...)
CONSIDERAÇÕES FINAIS (centralizar a palavra considerações finais, não recebe numeração)
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS (centralizar a palavra referências bibliográficas, não recebe numeração) (usar pelo menos 3 fontes, como livros e artigos - sugestão de busca de artigos: google acadêmico e scielo).
ANEXOS (fotos dos gráficos do laboratório ou tabelas extras que queiram apresentar, lembrem-se das legendas – ex: Fig 1 – Foto do Gráfico Resultante da 1º Sessão).
A formatação do relatório deve seguir as normas da ABNT:
Espaçamento 1,5 cm;
Margem direita e esquerda 2,5 cm;
Margem superior e inferior 3,0 cm;
O título de cada capítulo deve ser colocado a 3 cm da borda superior do