Cap6 trabalho insuportavel de econimoa
620 palavras
3 páginas
Cap.62-a. Caso o preço mínimo seja inferior ao preço de equilíbrio de mercado não haverá alteração na quantidade de pessoas que consome o produto. Caso o preço mínimo seja superior ao preço que permita o equilíbrio de mercado haverá o excesso de oferta em relação ao nível mínimo de preços.
(espaço pro diagrama)
b. Sim, é possível. Se o trecho da curva de demanda for elástico, resultará no aumento de preço, uma vez que, gerará uma dedução de receita total.
c. Os produtores seriam os únicos beneficiados e a sociedade (governo) arcaria com os custos gerados, aumentando seus gastos públicos. Teria um aumento de receita total igual ao preço mínimo vezes o volume do excesso de oferta.
4-a. O preço pago pelos consumidores e recebido pelos produtores é o preço de equilíbrio de mercado. A quantidade de comercializada é a quantidade de equilíbrio. A diferença entre o preço pago pelos compradores e recebido pelos vendedores é zero.
Espaço pro diagrama
b. A quantidade de cerveja comercializada diminuiu em relação a quantidade comercializada no equilíbrio inicial. A diferença entre o preço pago pelos compradores e recebido pelos vendedores é o valor do imposto, ou seja, dois reias.
Espaço pro diagrama
7-a. Após o estabelecimento do imposto o mercado de oferta e demanda distribuirá o ônus do imposto entre vendedores e compradores. Os pontos de equilíbrios depois do imposto serão diferentes, já que, os compradores pagarão sempre um preço mais alto do que a situação antes do imposto, mas os preços e redução na quantidade serão exatamente os mesmos.
Espaço pra 2 diagramas
b. O efeito do imposto sobre o vendedor irá resultar numa curva de demanda mais elástica, e isso geraria uma redução maior na quantidade comercializada na situação após imposto do que na situação apresentada na letra “a”
c. Os consumidores serão prejudicados após o estabelecimento do imposto, já que pagarão mais caro antes da existência do imposto e a quantidade comercializada