Cap Tulo 6 A M DIA E A REPRESENTA O DOS G NEROS
A representação dos gêneros na mídia é, uma das principais formas de alienação e indução ao pensamento machista. As diversas conquistas femininas a favor da igualdade dos gêneros têm sido algo supérfluo, quando a mentalidade das pessoas continua no modelo machista de outrora, e, quando vemos e permitimos que a mídia forme a mente de nossas crianças nesse ideal.
Os discursos veiculados pela mídia acionam poderosos efeitos de verdade, que podem contribuir significativamente para a construção das identidades dos sujeitos. Neste sentido, podemos afirmar que a mídia, especialmente a televisiva, pode ser considerada como um espaço educativo, uma vez que produz conhecimentos a respeito da vida, do mundo que nos cerca, de como devemos ser ou nos comportar, do que devemos gostar. (FELIPE, p. 04)
Desde jovens, pessoas veem e aprendem através dos meios de comunicação. Garotas aprendem desde cedo que o mais importante na vida de uma mulher é a sua aparência, que o seu valor depende disso.
Enquanto as meninas aprendem a valorizar sua aparência, os meninos aprendem a valorizá-la também. Os garotos recebem constantemente a mensagem de que a aparência de uma mulher é o que mais importa em uma mulher.
“Na era do consumo e do predomínio da mídia, o sujeito tem sido cada vez mais vinculado à produção de uma imagem e a aparência tem sido amplamente valorizada.” (GHILARDI-LUCENA, p.02)
“[...] a mídia desempenha papel fundamental na produção e na circulação dos sentidos que determinam o modo como os gêneros – feminino e masculino – são vistos pelos indivíduos.” (GHILARDI-LUCENA, p.06)
Estamos convivendo com essas mensagens constantemente, através de músicas, videoclipes musicais, filmes, jogos de videogame, publicidades.
Filmes populares geralmente retratam histórias sobre a vida dos homens e giram em torno dos homens. Em contrapartida a isso, há um subgênero de filmes chamado de “chick flicks”. Esses filmes, dizem retratar histórias