Cap tulo 10 PROGRAMAS DE INCENTIVOS
Os Programas de Incentivos surgem como ferramenta para o melhor gerenciamento das pessoas. São importantes, pois estimulam o colaborador a atingir objetivos e metas além de recompensá-lo por seu desempenho alcançado ou resultados atingidos com o intuito de motivá-lo através do reconhecimento e valorização que o mesmo recebe da organização, objetivando o incentivo em contribuir cada vez mais para o crescimento e prosperidade da empresa, pois sabe que desse modo obterão recompensas e/ou benefícios.
Além da remuneração é necessário incentivar continuamente as pessoas para que alcancem metas e resultados desafiadores. O colaborador reconhecido sente-se importante e estimulado a executar seu trabalho com eficiência, porque começa a enxergar que tem valor dentro da organização e que faz parte do processo que a direciona ao sucesso. Para as organizações, oferecer Programas de Incentivos estimula a melhoria do desempenho e comprometimento das pessoas para alavancar a produtividade, alcançar metas e objetivos e obter bons resultados. Desse modo, sabemos que “Não basta remunerar as pessoas pelo seu tempo dedicado à organização. Isso é necessário, mas insuficiente. É preciso incentivá-las continuamente a fazer o melhor possível, a ultrapassar o desempenho atual e alcançar metas e resultados desafiantes”. (CHIAVENATO, 2004, p. 288).
Remuneração Fixa: é hoje ainda a mais predominante nas organizações. Pois ela privilegia a homogeneização e padroniza os salários, facilita a obtenção do equilíbrio interno e externo dos salários, permite um controle centralizado, proporciona uma base lógica para a distribuição dos salários. Mas, contudo, a remuneração fixa e estável não consegue motivar as pessoas. Ela funciona como um mero fator higiênico e não incentiva a aceitação de riscos e responsabilidades.
Fatores Higiênicos: se localizam no ambiente que rodeia as pessoas e abrange as condições dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Como