Cap 9 Estado Limite De Abertura De Fissuras
ESTADO LIMITE DE ABERTURA DE FISSURAS
Atender ao estado limite de abertura de fissuras consiste em se ter a abertura provável das fissuras no concreto menor que um valor pré-estabelecido como admissível. wcalculado < wadmissível
(9.1)
A norma brasileira NBR-6118:2004 – “Projeto de Estruturas de
Concreto” adota os valores admissíveis estabelecidos na NBR-6118/78 – “Cálculo e
Execução de Obras de Concreto Armado” que no seu item 4.2.2, diz:
“Considera-se que a fissuração é nociva quando a abertura das fissuras na superfície do concreto ultrapassa os seguintes valores:
a) 0,1 mm para peças não protegidas, em meio agressivo;
b) 0,2 mm para peças não protegidas, em meio não agressivo;
c) 0,3 mm para peças protegidas.
Quando o cobrimento c da armadura longitudinal de tração for superior ao mínimo exigido em 6.3.3.1 (item da NBR-6118/78) é permitido aumentar o valor limite da abertura das fissuras de até 25% , proporcionalmente ao valor do quociente c/c min ”.
A NBR-7197/89 permite aumentar aqueles limites em até 50% e considera de maneira diferente da NBR-6118/78 a área de concreto de envolvimento da armadura, conforme é mostrado adiante.
O cálculo das tensões nas barras da armadura de tração deve ser feito no Estádio II, onde se considera o concreto fissurado na região tracionada e comportamento elástico linear para o concreto comprimido e para as armaduras, admitindo para a razão entre os módulos de deformação do aço e do concreto o valor a e = 15.
A verificação do estado limite de abertura de fissuras é, em geral, feita para a combinação freqüente das ações, como se definiu no capítulo IV, e apenas para a protensão parcial (ver tabela 4.3.1, cap. IV).
Para cada elemento ou grupo de elementos das armaduras passivas e de protensão será considerada uma área Acr do concreto de envolvimento, constituída por um retângulo cujos lados não distam mais de 7F do contorno do elemento da armadura (Fig. 9.1).
Prof. Jorge Luiz Ceccon
IX-1
TC-426 – Concreto Protendido