Cap 8 An Lise Dos Estoques
Estoque- É qualquer quantidade de material armazenada para uso futuro, conforme a atividade empresarial.
Gestão de estoque serve para o administrador verificar se os estoques estão sendo utilizados de maneira correta, bem manuseados, controlados e localizados em relação aos setores que deles utilizam.
O processo que assegura a disponibilidade de produtos através da atividade de administração do inventário, como planejamento, posicionamento do estoque e monitoramento da idade dos produtos. É a supervisão e controle dos pedidos, do armazenamento e das vendas dos itens que a empresa compra e vende. Na gestão de estoque devemos definir:
O que comprar?
Quando comprar (frequência dos pedidos)
Quanto comprar?
Solicitação de compra
Receber, armazenar e guardar os materiais de acordo com as necessidades e normas
Inventários periódicos
Retirar produtos obsoletos e danificados
A gestão de estoque executada sem planejamento ou executado com deficiência em suas etapas por meio do arranjo físico ou disponibilidade de equipamentos, refletem negativamente nos resultados das organizações, principalmente nos prazos de entrega de produtos ou na disputa acirrada com a concorrência. https://www.youtube.com/watch?v=rmQnVTLwc3E 2-Inventário Físico
O inventário físico é a contagem de todos os estoques da empresa, para verificação se as quantidades correspondem aos controles do estoque, a fim de comparar a quantidade existente no registro do estoque e a quantidade real existente nas prateleiras.
Os inventários são controles de estoque que podem ocorrer periodicamente ou rotativo. A diferença entre esses dois processos é que um inventário periódico é aquele realizado em intervalos de tempo regulares, normalmente no encerramento dos exercícios fiscais ou duas vezes por ano, enquanto a realização rotativa, contam os itens em estoque permanentemente, ou seja, implica em uma contagem diária.
Inventários em excesso significa gastar dinheiro à toa, arcar com um custo que