cap 7- a cultura
1 – Aculturação: Trata-se de aculturação quando duas culturas distintas ou parecidas são absorvidas uma pela outra formando uma nova cultura diferente. Além dissoaculturação pode ser também a absorção de uma cultura pela outra, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida.Ex: típico desse fenômeno é a cultura romana que logo por ser tão similar à grega torna-se praticamente uma cultura denominada como cultura greco-romana. Esse tipo de fenômeno acontece graças à convivência com outras culturas. Outro exemplo é a cultura brasileira que adquiriu traços da cultura de Portugal, da África, que juntamente com a cultura indígena formou-se a cultura brasileira.
2- Diversidade Cultural:
A diversidade cultural são diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos, tais como: a linguagem, danças, vestuário, religião e outras tradições como a organização da sociedade. A diversidade cultural é algo associado à dinâmica do processo aceitativo da sociedade.
3- relativismo Cultural: É um método de se observar sistemas culturais, sem privilegiar os valores de um só ponto de vista, como os conceitos ocidentais-modernos de moral e ética. A idéia de que os indivíduos são condicionados a um modo de vida específico e particular por meio de inúmeros processos, nos quais adquirem seus próprios sistemas de valores e sua própria integridade cultural. Pode-se deduzir, então, que cada cultura possui suas formas básicas, mas que, simultaneamente. Possuem características que podem ser comuns. Essa idéia nos conduz a um sentimento de profundo respeito à estrutura de funcionamento fundamental de cada cultura, em relação a seus valores, normas, padrões ou expressões
4- Difusão Cultural:
Processo pelo qual duas ou mais culturas diferentes, entrando em contacto contínuo, originam mudanças importantes em uma delas ou em ambas.
5- Etnocentrismo:
Definido como a visão demonstrada por alguém que considera o