Cap 55 Europa Uma Visao De Conjunto
O continente europeu
1- No conjunto de terras chamado Velho Mundo, a Europa, do ponto de vista físico ou geológico, é apenas uma península da Ásia, mas, do ponto de vista histórico-social, ela é um continente, pois, ao longo dos séculos, desenvolveu uma cultura que a diferencia inteiramente da Ásia.
1.1- Desde o século XV, quando iniciou sua expansão marítimo-comercial na direção do continente americano e do centro-sul do continente africano, a Europa passou a desempenhar um papel fundamental em todo o espaço mundial. Isso porque os europeus impuseram sua cultura aos povos dominados graças ao uso de armas que eram carregadas com pólvora, explosivo conhecido apenas na Europa e na Ásia.
1.2- É, portanto, a história dos povos que habitam essa península que justifica a expressão continente europeu. Da mesma forma, é a tradição cultural milenar da Turquia que impede a sua inclusão na civilização européia. Ainda que, do ponto de vista geográfico, uma pequena porção do território desse país fique na península balcânica, no sudeste da Europa, sua organização social (especialmente a religião muçulmana ou islâmica) resulta dos valores culturais da Ásia.
1.3- Com pouco mais de 10,5 milhões km² de extensão, incluindo a parte européia da Rússia, a Europa abriga mais de 700 milhões de habitantes. E foi em sua porção ocidental que se iniciou a expansão em direção ao resto Oceano Atlântico e ao resto do mundo. Por isso, a partir do século XV a Europa ocidental se destacou de maneira particular no espaço geográfico mundial. Afinal, ela não só colonizou grande parte da superfície terrestre como também dominou a política, econômica e culturalmente, o que explica a indiscutível hegemonia que exerceu sobre as áreas conquistadas, pelo menos até o início do século XX.
Aspectos físicos do continente europeu
2- A Europa é um continente relativamente pequeno. Como vimos, tem cerca de 10,5 milhões de quilômetros quadrados, incluindo a parte ocidental da