Cap 5 - linguagem
COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO QUESTÕES RELATIVAS AO LIVRO: PRÁTICA DE TEXTO PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. CAPÍTULO 5.
BARUERI, SP, BRASIL. ABRIL 2012
1) O que você encontrou errado no primeiro parágrafo? • No primeiro parágrafo o texto diz “Fazem muitos anos...”, onde o correto seria ‘Faz muitos anos...” O verbo fazer não tem plural quando faz parte de oração que dá idéia de tempo. • Há uma redundância em “Fazem muitos anos que...” e “Há muitos anos atrás...”
2) Você concorda com o diagnóstico da crise? O que você acha da punição proposta por Luiz Edgard de Andrade? O anúncio “Vem pra caixa você também” é simplesmente fruto da ignorância?
Se concordarmos que estamos em meio a uma crise, estaríamos afirmando que a variação da língua é uma forma errônea, o que não é verdade. Estamos apenas adequando o modo de nos expressarmos ao nosso meio mais próximo.
A punição proposta é totalmente exagerada, uma vez que pensando dessa forma, abrimos margem para o preconceito existente atualmente quanto à variação da língua.
O anúncio foi feito para chamar a atenção da população, de um público em potencial, onde imaginamos que a forma correta da conjugação (Venha) não ficaria sonoramente harmoniosa. No anúncio, há uma voz ao término da frase, que repete o verbo: Vem pra caixa você também! Vem! Onde não caberia: Venha pra caixa você também! Venha!
3) O que você acha da expressão “Oralidade Viciosa”? O célebre verso de Drummond - Tinha uma pedra no meio do caminho- está errado?
A expressão “Oralidade Viciosa” nos remete a ideia de vícios que cometemos ao falar e que se torna comum ao escrever também. Não considerarmos que o verso de Drummond esteja errado, uma vez que ele consegue transmitir a ideia do que se quer dizer: que em seu caminho havia uma pedra. Habitualmente utilizamos expressões como a de Drummond, que