Cap 15
A função da regularidade do cotidiano é fazer com que o indivíduo se organize em um grupo social, através de regras combinadas, onde convivem e dependem uns dos outros.
2. Como e através de que ocorre a mediação entre a realidade objetiva e o indivíduo?
A mediação entre a realidade objetiva vem através das convivências, hábitos e costumes que o indivíduo adquiri com o tempo, resultante da interação dos seres humanos e com seu meio ambiente. São as experiências vividas que constrói a realidade objetiva do próprio indivíduo que acaba possuindo e adquirindo com o dia-a-dia e constituindo a linguagem dos membros de uma certa sociedade.
3. Como " algo " se institucionaliza?
Algo se institucionaliza quando muda de gerações e as regras estabelecidas perdem sua referência de origem.
4. O que é instituição?
A instituição é um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de comportamento e de padrão ético para as pessoas. Essas regras só são recorridas quando, por qualquer motivo, são quebradas ou desobedecidas.
5. Qual a finalidade do processo de institucionalização?
Estabelecer regularidades nas instituições para que se solidifiquem e se tornem organizações.
6. Por que a Psicologia passa do estudo das massas para o estudo dos pequenos grupos?
Para ter um olhar coletivo e poder enxergar o indivíduo individualmente. Então para se ter resultado satisfatório é necessário e preciso conhecer a história de cada um. 7. No início do século 20, qual era a perspectiva da Psicologia social cognitivista para o estudo dos grupos?
A perspectiva da psicologia social cognitivista era revelar como os grupos funcionavam e como podiam ser motivados para o trabalho. 8. Qual a relação entre instituição, organização e grupo social?
A instituição é um valor ou regra social reproduzida no cotidiano com estatuto de verdade, que serve como guia básico de