cap. 14 de gremaud
Aluno: Francisco Bruno Calado de Melo
A crise dos anos 30 , iniciada nos Estados Unidos, foi um momento de mudança na estrutura da economia brasileira.A partir daí o modelo agroexportador vai sendo afastado e dando espaço a industrialização.
A maneira como o Brasil fez frente à crise, provocou o chamado deslocamento do centro dinâmico da economia brasileira. Este se refere ao período em que o elemento determinação do nível de renda deixa de estar ligada a elementos como demanda externa (base de uma economia agroexportadora ) e passam a depender de elementos ligados ao mercado interno, como o consumo e o investimento doméstico.
Alguns fatores importantes que fez com que a crise de 30 chegasse ao Brasil foi : rápida queda na demanda por café, reversão dos fluxos de capital.Foram adotadas políticas de governo diminuindo assim a crise no Brasil, são elas: a política de manutenção de renda, que foi a política de defesa do café, com a estocagem e queima do mesmo; a outra política foi o deslocamento da demanda, que ocasionou na desvalorização cambial, produtos importados se tornam mais caros e difíceis de serem adquiridos , a queda de rentabilidade do setor cafeeiro faz com que o capital flua pra outro setor. Setores domésticos ( industriais) aumentam sua importância frente aos exportadores (agricultura).
Nos anos 30 também foram marcados por importantes mudanças de ordem políticas. A Revolução de 30, que foi movimento político-militar que derrubou o presidente Washington Luis e impediu a posse do novo presidente eleito Júlio Prestes.
O populismo foi marcado por Getúlio Vargas conduzindo um governo sobre um equilíbrio instável entre os grupos que o apoiavam.
Dentre as características do PSI estão : uma industrialização fechada priorizando o atendimento do mercado interno, depende de medidas que protegem a indústria nacional (desvalorização cambial, controles cambiais, taxas múltiplas de cambio, tarifas aduaneiras). O motor do PSI