canvas e sgv
Canvas é uma ferramenta de gerenciamento estratégico, que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes, em uma tela de bitmap pode-se utilizar para desenhar e manipular superfícies de desenhos baseadas em pixels, vários experimentos e exibições que incluem algoritmos sofisticados geram efeitos gráficos impressionantes, como por exemplo : "ray tracing" e filtros. Canvas também é uma ferramenta que pode ser usada em gráficos para definir o contexto.
Já o Scalable Vector Graphics que pode ser traduzido do inglês como gráficos vetoriais escaláveis, mais conhecido como SVG, é na verdade uma linguagem XML para descrever desenhos e gráficos de forma vetorial, podendo ser usado na forma estática, dinâmica ou animada. A criação deste formato foi baseada noutros já existentes : CSS , DOM , JPEG, PNG, SMIL e XML.
Levando em conta algumas vantagens no uso do SVG, tais como : formas geométricas vetoriais (isto é, linhas e curvas descritas matematicamente, ao contrário das imagens bitmap compostas por pixels) imagens raster / bitmap texto pontos positivos do CANVAS : a tela é mais rápida para se desenharem elementos gráficos complexos você pode salvar imagens fora da tela, enquanto não consegue usando o SVG todo no Canvas é um pixel.
Tabela Demonstrativa:
COMPARAÇÃO ENTRE O CANVAS E O SVG
CANVAS
SVG
Baseado em pixels (o canvas é basicamente um elemento de imagem com uma API de desenho)
Baseado em modelo de objeto (os elementos SVG são similares aos elementos HTML)
Elemento HTML individual similar ao no comportamento
Múltiplos elementos gráficos que se tornam parte do Document Object Model (DOM)
Apresentação visual criada e modificada de modo programático através de scripts
Apresentação visual criada com marcação (markup) e modificada por CSS ou de modo programático através de scripts
A interação do usuário com o modelo de evento ocorre apenas no elemento canvas; as interações tem que ser programadas manualmente