Cantinho da leitura
Como fazer para incentivar o aluno a compreender, em uma sociedade cercada de multimeios a importância da leitura e escrita?
2 OBJETIVOS
2. 1 Geral
Resgatar a cidadania e a autoestima da criança, incentivando-a a criar hábito de ler e escrever.
2. 2 Específicos
Proporcionar melhor desempenho do aluno na aprendizagem de leitura;
Incentivar a leitura e atividades culturais;
Apresentar estratégias para incentivar o gosto pela leitura e participem mensalmente/ semanalmente do cantinho da leitura;
3 JUSTIFICATIVA
É fato que as escolas enfrentam grandes dificuldades quando se fala na qualidade de ensino e, na rede municipal de ensino de Barra do Corda, constatou-se um alto índice de crianças com dificuldades de leitura, cursando o Ensino Fundamental. Considerando a escassez do material didático na residência do aluno, tornou-se urgente a implantação de um cantinho da leitura, que tornasse viável o acesso do aluno ao mundo da leitura e do material didático produzido, para que o mesmo se torne sujeito do processo, portanto, sujeito da própria aprendizagem.
Fazendo uso dos multimeios aplicados à educação, e tendo como base o trabalho da professora Eloísa Cabedelo – Pernambuco, publicada na revista Nova Escola, nº. 122, maio de 1999, que propõe a melhoria de capacidade de leitura nas crianças, propomos com o projeto, a inovação ao sistema de ensino por colocar o aluno em contato com a sua realidade e com os livros que lhe darão oportunidade de relacionar-se com algo, até então novo.
Temos por objetivo, resgatar a cidadania e a auto – estima da criança, incentivando – a criar hábito de ler e escrever, proporcionando um melhor desempenho do aluno na aprendizagem de leitura, a partir da implantação de um cantinho de leitura e produção de material didático pelos próprios alunos.
O presente trabalho será norteado fundamentalmente em um incentivo a leitura e atividades culturais. Como técnica, foi utilizada como subsídios: contos,