Cantigas de amigo
Na música “Sozinho”, de Peninha, os elementos da cantiga de amigo, são incorporados no modo como o eu-lírico se dirige à pessoa amada distante, embora aqui os papéis estejam inversos: o eu-poético que se ressente da solidão não é mulher, e sim o homem. A voz masculina já não se manifesta cheia de cerimônias como na cantiga de amor. E a impossibilidade de realização amorosa se dá pela ausência da musa e não por proibições de classe ou pela condição adulterina do amor imposta pelo sacramento matrimonial.
Cantiga de amigo
Assista ao vídeo a seguir e observe as seguintes características:
1)Para quem a cantiga é direcionada?
2) A cantiga faz referência a um homem ou a uma mulher?
3) Quem é o autor da cantiga?
Non chegou madr', o meu amigo - D. Dinis
Agora assista ao próximo vídeo e responda:
4) O tema tratado é o mesmo?
5) Que características são semelhantes entre os dois vídeos.
E agora, quem fala?
Na cantiga de amigo, temos como Eu-lírico uma moça cujo namorado (amigo) está distante. Isso propicia uma cantiga marcada pela ansiedade de ver o amado,ou ao menos saber noticias dele, e a moça interage com a natureza, com a mãe ou com as amigas perguntando por ele. Além disso, os elementos da natureza deixam de ser inanimados dialogando com ela.
Por ser de origem popular, a cantiga de amigo é simples e espontânea. Diferente da cantiga de amor que trazia uma linguagem mais erudita. Essas cantigas correspondem ao