CANTEIRO de Obras
CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
CANTEIRO DE OBRA: Definições, Instalações, NR 18 e NR 35
MANAU/AM
2015
ELTON BARBOSA DE ANDRADE
FRANCIELE OLIVEIRA DA SILVA
FABIANA NOVELO
GABRIELA SILVA DE ALMEIDA
IZAIAS GONÇALVES DE OLIVEIRA JUNIOR
JORDANA MIRANDA LOPES
MÁRIO GELSON DOS SANTOS DIAS
SILVANIA SOUZA DE ARAÚJO
SÉRGIO FLORES
VIVIANA COUTO
CANTEIRO DE OBRA: Definições, Instalações, NR 18 e NR 35
MANAUS/AM
2015
INTRODUÇÃO
Manter um canteiro organizado é uma tarefa que exige dedicação de quem toca o dia-a-dia da construção. A sua preparação e organização, além de dar condições adequadas de trabalho visam uma melhor elação entre trabalhador e empresa. Um espaço desorganizado pode gerar atrasos no serviço, aumentar os riscos de acidentes e até causar problemas de quem está do lado de fora dos tapumes. Para que a obra não saia da linha, é preciso conhecer bem as atividades que passam no canteiro e se antecipar aos eventuais problemas.
O canteiro de obras é preparado de acordo com o tipo de edificação dependendo de vários fatores como o espaço que a obra ocupa, tempo de duração, quantidade de funcionários, dentre outros, podendo ser realizado de um só vez ou tem etapas independentes, de acordo com o andamento da obra. Os benefícios da organização do canteiro de obra em um empreendimento deve ser dado ao projeto do canteiro e seu respectivo layout. A sua preparação e organização, além de dar condições adequadas de trabalho visam uma melhor relação entre trabalhador e empresa, mostrando que a mesma se preocupa com o funcionário.
Por esta razão este trabalho tem como objetivo fazer um detalhamento da metodologia aplicada na execução de um canteiro, assim como as normas regulamentadoras vigentes, procurando identificar quais são os principais elementos de canteiro, quais suas relações com as normas de segurança do trabalho e como a organização do canteiro influencia na produtividade e na diminuição do