Canteiro de obra
A construção civil deve ter como objetivos a agilização das atividades construtivas, o gerenciamento eficiente de materiais, o aumento do nível de serviço e da produtividade para atingir uma melhoria contínua no gerenciamento dos canteiros de obras e no seu processo construtivo. O estudo das operações logísticas poderá apontar para o aumento das despesas em certas situações, em contrapartida, haverá redução de custos em outros setores do empreendimento, de forma que o produto final possa garantir a satisfação total dos clientes. Um canteiro de obras mal planejado ou sem infra-estrutura adequada gera problemas tais como a falta de espaços físicos, levando a uma excessiva movimentação de materiais, equipamentos e pessoas, provocando perda de tempo e desnecessárias perdas de suprimentos, mal planejamento de estoques, quebras, e deterioração de materiais por armazenagem imprópria e inadequada..
2.1- INSTALAÇÕES NO CANTEIRO DE OBRAS
2.1.1- Área de vivência
A área de vivência do canteiro de obra deve seguir as exigências da NR 18, que deve dispor de:
Instalações sanitárias, vestiário, alojamento, refeitório, cozinha, lavanderia, área de lazer.
2.1.2- Almoxarifado da Obra
O almoxarifado de uma obra deve ser bem dividido com a finalidade de promover organização e armazenagem segura dos materiais utilizados . Pode ser dividido em seções como: geral, material elétrico, material hidráulico, de esquadrias de madeira (ferragens e ferramentas), de pintura.
Para a seção geral ela subdivide-se em: material de segurança de trabalho, material de uso geral (cal, cimento), ferramentas de uso geral, e material administrativo.
O local de armazenagem deve seguir quesitos relevantes quanto a altura máxima permitida, armazenagem com afastamento das paredes, indicação de produto liberado e não liberado.
2.1.3 - Dispositivos de Segurança
2.1.3.1 - Sinalização
A sinalização nos ambientes de trabalho alerta trabalhadores e visitantes sobre os riscos