Cantagalo
Conheça um pouco da geografia do Município de Cantagalo
Cantagalo com seus 214 anos de existência cresceu populacionalmente e urbanisticamente, amadureceu economicamente e tornou-se Pólo Cimenteiro da região.
Localizado no Centro-Norte Fluminense, o município integra a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro e com sua topografia agraciada pela natureza e seu ar puro propicia um clima agradável, que vai do temperado ao frio. Seus vinte mil habitantes distribuídos em cinco distritos conseguiram preservar o lado infantil e bucólico do município, suas tradições culturais e religiosas, sua estrutura arquitetônica, seu regionalismo e hábitos interioranos que aos Cantagalenses é motivo de grande satisfação é orgulho.
Divisão Territorial - Distritos
Cantagalo – Sede – 1° distrito
Santa Rita da Floresta – 2° distrito
Euclidelândia – 3° distrito
São Sebastião do Paraíba – 4° distrito
Boa Sorte – 5° distrito
Limites
Norte - Minas Gerais (município de Pirapetinga), do qual é separado pelo Rio Paraíba do Sul, e com pequena porção do município de Santo Antônio de Pádua.
Sul - Cordeiro, Duas Barras e Macuco
Leste - Carmo e Duas Barras
Oeste - São Sebastião do Alto e Itaocara
Relevo
O relevo é fortemente ondulado, com elevação do topo arredondado e declives variando de 30° a 40°, constituindo as serras de Santa Rita da Floresta, Quilombo, Água Quente, Bela Vista e da Batalha.
Clima
O clima é Mesotérmico. Apresenta regime alternando de estação chuvosa com estação seca, com mais de 80% de precipitações no verão, enquanto que a temperatura oscila entre 19° a 26°.
Hidrografia
A rede hidrográfica que compõe a Bacia do Paraíba do Sul é constituída pelo Rio Negro que banha Cantagalo e Euclidelândia, Ribeirão das Areias e Córrego Itaoca, Lavrinhas, Boa Vista e seus afluentes.
Solo
O município apresenta os seguintes tipos de solo:
Latossolo Alaranjado
Latossolo Vermelho Podzolico
Latossolo Preto-Amarelo
Mediterrâneo