Caninos
Personalidade
Por que algumas pessoas são calmas e passivas, enquanto outras são agressivas e agitadas? Alguns tipos de personalidade são mais adaptáveis a determinados tipos de trabalho? Antes que possamos responder a estas perguntas, precisamos enfocar uma questão básica: o que é personalidade?
O que é personalidade?
Quando um psicólogo fala sobre personalidade, refere-se a um conceito dinâmico que descreve o crescimento e o desenvolvimento de todo o sistema psicológico de um indivíduo. Mais do que analisar aspectos de uma pessoa, a personalidade se refere a um total agregado que é maior do que a soma das partes.
A definição de personalidade mais frequentemente utilizada foi criada por Gordon Allport há mais de 70 anos. Ele disse que a personalidade é "a organização dinâmica interna daqueles sistemas psicológicos do indivíduo que determinam o seu ajuste individual ao ambiente".
Para nossos propósitos aqui, vamos considerar a personalidade como a soma total das maneiras como uma pessoa reage e interage com as demais. Ela é mais frequentemente descrita em termos dos traços mensuráveis exibidos por um indivíduo.
Determinantes da personalidade
Uma das primeiras discussões no estudo da personalidade centrou-se em tentar definir se ela é resultado da hereditariedade ou do ambiente. A personalidade seria predeterminada no nascimento ou uma consequência das interações do indivíduo com seu ambiente? Obviamente, não existe uma resposta simples para isso. A personalidade parece ser resultado de ambas as influências. Além disso, hoje reconhecemos um terceiro fator — a situação. Por isso, a personalidade de um indivíduo adulto é considerada, de maneira geral, como o resultado dos fatores ambientais e hereditários, moderados pelas condições situacionais.
Hereditariedade A hereditariedade se refere a todos os