Candida mastite
Escola de Veterinária
Departamento de Tecnologia e Inspeção de leite e derivados
Disciplina tópicos especiais – Qualidade do leite
Professora Mônica Maria Oliveira Pinho Cerqueira
Candida como agente de mastite
Lorena Lorraine Melclias Martins Silva
INTRODUÇÃO
A mastite é uma inflamação da glândula mamária que pode ser oriunda de traumas e infecções por bactérias, fungos ou leveduras. Candida é uma levedura que pode causar mastite quando há um desequilíbrio na flora normal do teto. A mastite causada por este microrganismo ou outros gera danos a saúde do dedo e prejuízos a cadeia produtiva do leite.
CANDIDA SPP. E A MASTITE
A Candida spp. é uma a levedura que compreende cerca de 200 espécies na natureza, é o gênero predominante envolvido nos casos subclínicos de mastite, há variação quanto às espécies envolvidas e quanto às taxas de infecções entre os diferentes rebanhos (COSTA, 2008). Este microrganismo cresce a 37ºC em ambiente anaeróbio (QUINN 2005).
Candida albicans é a principal espécie do gênero, é considerado o patógeno mais importante para o gado leiteiro, e comumente encontrada nos casos de mastite bovina. A patogenicidade da levedura é dependente das condições do hospedeiro, onde as principais causas que favorecem o desenvolvimento de C. albicans refere-se as avitaminoses, desequilíbrio nutricional, presença prévia de infecções virais ou bacterianas, condição imunológica, idade, doenças metabólicas, ação de drogas imunodepressoras e utilização de antimicrobianos intramamários por períodos prolongados (SOUZA 2003, BARDAL 2011). As leveduras são agentes oportunistas comumente encontrados em locais úmidos e ricos em matéria orgânica, são componentes do trato gastrointestinal do animal, sendo inclusive isolados do epitélio de tetos de animais sadios, do equipamento de ordenha, do ambiente