Cancêr
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), entre os anos de 2008 e 2009 ocorrerão mais de 400.000 novos casos de câncer no Brasil. Dentre esses casos, o instituto estima que, entre os homens, o maior número de ocorrências, cerca de 49.000, será de câncer de próstata. Já entre as mulheres a estimativa é de mais de 49.000 novos casos de câncer de mama. No total, devem ser mais de 460.000 casos de câncer na população brasileira.
A seguir, conheceremos um pouco sobre alguns tipos de câncer com grande incidência no Brasil: leucemia, câncer de mama e câncer de próstata.
Leucemia
O nome leucemia serve para designar o câncer que afeta os glóbulos brancos (leucócitos) do sistema imunológico. Como existem diferentes tipos de glóbulos brancos - por exemplo, linfócitos e neutrófilos -, podemos dizer que existem vários tipos de leucemia.
Câncer de mama
O câncer de mama ocorre quando as células da glândula mamária se multiplicam de forma anormal, provocando a formação de tumores malignos. O câncer de mama é muito raro em homens. Acredita-se que isso ocorra pelo fato de o estrógeno, um hormônio feminino, ser um estimulante da multiplicação das células mamárias, estando envolvido no desenvolvimento desse tipo de câncer.
Câncer de próstata
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, responsável pela produção do líquido espermático. O câncer de próstata corresponde à multiplicação anormal das células dessa glândula, que acaba por aumentar de volume.
Câncer entre as mulheres
O câncer de mama e o do colo do útero são os que Inca (Instituto Nacional do Câncer), o de mama é o mais comum entre as mulheres e o mais frequente