Cancer
Sumario:
* capa * tema * introdução * O Câncer, a alteração genética, e os avanços na medicina para combater a doença com Dr. Filippo Vairo * Exames laboratoriais e o aconselhamento genético * O que é o Câncer? * Sinais de alerta para a possibilidade de câncer hereditário * Conclusão com Dra. Lúcia Helena Biccas, * Bibliografia
O Câncer, a alteração genética, e os avanços na medicina para combater a doença.
Exames laboratoriais e o aconselhamento genético podem ajudar na prevenção do câncer familiar
A doença que mata milhões de pessoas no mundo inteiro, todos os anos, continua a preocupar pacientes, familiares e a classe médica, já que algumas formas da doença ainda não têm cura.
O fato interessante é que a prevenção ainda é a melhor forma de se combater vários tipos de câncer. Não fumar, por exemplo, é um excelente modo de não desenvolver o câncer de pulmão. Mas, existem casos em que é preciso um trabalho técnico, especializado, além dos cuidados e a adoção de hábitos saudáveis por parte da população.
Segundo o médico geneticista do LIG Diagnósticos Especializados, Dr. Filippo Vairo, a mesma alteração genética pode causar câncer em idade jovem ou adulta. “Todo câncer é genético, mas nem todo câncer é hereditário. Para haver a formação de um tumor, deve-se haver mutações genéticas nas células do tecido que fazem com que haja uma proliferação desordenada. Porém existem síndromes de predisposição ao câncer familiar, em que a pessoa já nasce com uma mutação, o que aumenta o risco de desenvolver vários tipos de cânceres”, relata Dr. Filippo.
Felizmente a medicina e os exames laboratoriais avançam cada vez mais no sentido de ajudar integrantes de uma mesma família a descobrir se são portadores de alguma síndrome que provoque a predisposição ao câncer. Dr. Filippo ressalta que já existe análise molecular para a maioria dos genes que tem alguma relação com câncer, tanto para