cancer de pulmão
Câncer de pulmão é o desenvolvimento de células anormais no pulmão. Estas células crescem substituindo o tecido saudável do pulmão. O câncer de pulmão, se for descoberto precocemente, pode ser tratado.
Muitas vezes, o câncer de pulmão cresce lentamente, sem sintomas. Outras vezes, cresce muito rápido, podendo comprometer a saúde do paciente em um curto período de tempo. Quando o câncer já está bastante avançado, ele pode se distribuir para outros órgãos do corpo, como a mama, intestino, próstata, rim, tiróide, estômago, testículos e ossos.
Como acontece?
O papel exato da poluição do ar na formação do câncer ainda não está definido. Sabe-se que o tabagismo é responsável por mais de 90% dos casos em homens e cerca de 70% dos casos em mulheres.
Outros fatores, além do tabagismo, que aumentam a chance de desenvolver o câncer de pulmão são:
História de câncer de pulmão na família
Exposição a gases tóxicos; .Exposição à radiação
Quais os sintomas?
Freqüentemente, o primeiro sintoma que aparece é a tosse. Nas pessoas que têm bronquite crônica, a tosse se torna mais intensa e freqüente. O escarro não é excessivo, podendo aparecer filamentos de sangue. Quando há sangramento excessivo, pode-se suspeitar da invasão do tumor em algum vaso sangüíneo grande.
Normalmente, há chiados no peito, pelo estreitamento das vias aéreas. Quando a dor torácica aparece, o tumor pode estar bastante avançado. Outros sintomas, fora dos pulmões, incluem dedos em forma de baquetas de tambor, distúrbios na movimentação dos membros e alterações na sensibilidade de alguma parte do corpo.
Como é diagnosticado?
Um simples Raio-X de tórax pode ser suficiente para identificar o tumor. Se houver alteração na radiografia, a pessoa deve realizar outros exames para saber qual o tipo de tumor que a está acometendo. O exame através do escarro pode identificar o tipo de célula anormal que causou o câncer. Outras vezes, é necessário retirar um pedacinho do pulmão para se