Cancer de mama
Com a evolução nas diversas áreas da saúde, novas formas de promover a saúde e o bem-estar dos indivíduos estão surgindo com mais eficiência, embasada em evidências e menos traumática. O profissional fisioterapeuta tem uma importante atuação na saúde da mulher. Um setor em grande expansão tanto na prática clínica quanto em pesquisas científicas comprova a eficácia dos tratamentos em estudos bem desenhados e com a satisfação dos pacientes e da equipe multiprofissional com resultados obtidos.
As mulheres destacam-se como grupo de grande demanda nos serviços de atenção à saúde. O atendimento em Saúde da Mulher exige do profissional uma atenção especial que ultrapassa o limite da especificidade passando por um olhar mais global, com ênfase na prevenção dos agravos e na promoção da saúde integral da mulher.
A atuação da fisioterapia na saúde da mulher permite intervir sobre vários aspectos da função e do movimento humano, que sofrem mudanças e alterações durante as fases de vida da mulher, desde a adolescência até a fase adulta, passando pelo período gestacional, menopausa e terceira idade. “A fisioterapia atua na saúde da mulher tratando patologias uroginecológicas como incontinência urinária, fecal e disfunções sexuais,oncologias, sem contar que trabalha com a gestante na preparação para o parto e no pós-parto”.
A fase pós-operatória é muito delicada e requer grande atenção aos sinais e sintomas do paciente. A fisioterapia é iniciada de acordo com cada tipo de cirurgia, respeitando os estágios da inflamação. São muitos os recursos utilizados, entre eles a drenagem linfática manual, massoterapia e cinesioterapia (exercícios). Os recursos atuarão prevenindo a formação de aderências, principal fator agravante no pós-operatório, pois as aderências impedem o fluxo normal de sangue e linfa, aumentando mais o quadro edematoso e retardando a recuperação.