cancer de mama
O laço rosa é usada para representar apoio a luta contra o câncer de mama e promover sua conscientização na campanha “ outubro rosa”.
Câncer de mama é o cancro do tecido da mama. Mundialmente, é a forma mais comum de cancro em mulheres - afetando, em algum momento de suas vidas, aproximadamente uma em cada nove a uma em cada treze mulheres que atingem os noventa anos. É a segunda maior causa fatal de tumor em mulheres (depois do cancro do pulmão), e o número de casos vem crescendo significativamente desde 1970, um fenômeno parcialmente culpado pelo estilo de vida moderno do mundo ocidental. Uma vez que o peito é composto por tecidos idênticos em homens e mulheres, o cancro da mama também ocorre em homens, embora estes casos sejam menos de 1% do total de diagnósticos.
Tipos
Os carcinomas são a maioria das neoplasias malignas da mama, sendo o carcinoma ductal invasor o tipo mais comum. As neoplasias malignas, a grosso modo, se dividem em tumores epiteliais (carcinomas), que podem ser de origem ductal (90%) ou lobular, e sarcomas, que se originam no tecido conjuntivo (mesenquimal), muito raros. Os carcinomas, ainda podem ser in situ (confinado ao ducto ou ao lóbulo) ou invasores (quando acessam o estroma)
Grau histológico
O grau histológico reflete o potencial de malignidade do tumor indicando a sua maior ou menor capacidade de realizar metástase:
Carcinoma ductal: Forma-se nos ductos que levam o leite dos lóbulos para o mamilo (papila).
Carcinoma ductal in situ (intraductal): Proliferação dentro de um ducto que não ultrapassa a membrana basal e não invade o estroma. Pode se apresentar como massa palpável, derrame papilar ou alteração em mamografia (microcalcificações e formação nodular não palpável). Pode ser dividido em comedocarcinoma (pior prognóstico), micropapilar, cribiforme e sólido;
Doença de Paget: A doença de Paget é um tipo raro de carcinoma in situ que se inicia nos ductos do mamilo.
Carcinoma ductal invasor: Representa 65 a