cancer de mama
LUCIANE ABERTOL WILLERS1
==============================
RESUMO: O câncer de mama, hoje é uma grande preocupação para nós mulheres, pois há um elevado índice de mortalidade, não escolhendo idade. Este artigo traz um breve resumo do que é câncer de mama, quais os melhores métodos de prevenção utilizados pelas mulheres, que são as mais afetadas por essa doença e quais são os tratamentos mais utilizados pelos médicos. Também discute se os tratamentos cirúrgicos e oncológicos dessas pacientes.
PALAVRAS-CHAVE: Câncer de mama; Prevenção; Tratamento; Pacientes de Risco.
INTRODUÇÃO
O câncer de mama é o tumor mais frequente nas mulheres, com uma incidência aproximada de mil novos casos a cada ano no mundo. O câncer de mama é um grave problema de saúde pública responsável por um número significativo de óbitos entre as mulheres adultas. Após a consolidação da cirurgia como um método de prevenção, os médicos também utilizam os tratamentos de quimioterapia e radioterapia. Como citam os autores (CANTINELLI et al, 2006 e URBAN et al, 2001 ) em seus artigos científicos. Neste artigo, discute-se a importância de conhecer os métodos de prevenção ao câncer de mama. Logo em seguida, apresentam-se os pacientes do grupo de risco, e finaliza-se mostrando quais são os tratamentos mais eficazes para amenizar a doença.
A metodologia deste estudo baseia-se em artigos, teses no formato impresso e eletrônico, numa abordagem dialógica.
1. O QUE É CÂNCER DE MAMA O câncer de mama é o primeiro câncer em incidência entre as mulheres, em termos mundiais, que apresentam chance em torno de 12 % de desenvolvê-lo ao longo da vida. O câncer de mama propriamente dito é um tumor maligno. Isso quer dizer que o câncer de mama é originado por uma multiplicação exagerada e desordenada de células, que formam um tumor. Já os tumores chamados benignos não possuem essa capacidade. Eles possuem um crescimento mais lento, não