Cancer de mama
EXERCICIO PROFISSIONAL NA FISIOTERAPIA
CÂNCER DE MAMA
Campo Grande MS
2012
EXERCICIO PROFISSIONAL NA FISIOTERAPIA
CÂNCER DE MAMA
Trabalho apresentado para fins de avaliação solicitado e orientado pela Professora Rosalbina Santiago Rubint Orifice da Disciplina de Exercício Profissional na Fisioterapia da Universidade Anhanguera Uniderp.
Campo Grande MS
2012
introdução
O câncer de mama é uma das doenças mais comuns entre as mulheres. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%. Relativamente raro nas mulheres antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes. O atendimento a Saúde da Mulher exige do profissional de Fisioterapia uma atenção especial que ultrapassa o limite da especificidade trazendo intervenções preventivas e reabilitadoras de condições pré e pós-operatórias, permite uma visão integral e holística da mulher permitindo o aumento da qualidade de vida e conscientização da prevenção de doença.
2. CANCER DE MAMA
O Câncer de mama é o tipo de Câncer mais comum nas mulheres, no Brasil. Nesta doença, as células da mama se multiplicam de forma anormal, formando o tumor. Estas células crescem e substituem o tecido saudável. O câncer normalmente começa com um pequeno nódulo que, com o