Cancer de mama
As dimensões são obtidas por meio de medidas antropométricas e para a quantificação dos componentes corporais utilizam-se técnicas de avaliação da composição corporal.
Medidas Antropométricas
As medidas antropométricas permitem, em termos absolutos ou por meio de cálculos matemáticos, a identificação das dimensões, proporções e quantidades dos diferentes componentes do corpo humano, que apresentam relação com a aptidão física relacionada à saúde e a aptidão física relacionada ao desempenho esportivo.
Considerando a importância da antropometria para o estudo das relações entre forma e função humanas, evidenciadas por avaliações de proporcionalidade, somatotipo e composição corporal; é possível perceber a necessidade de um conhecimento aprofundado das técnicas de medidas e da padronização indicada para atender os objetivos e necessidades dos profissionais, permitindo uma prescrição mais segura, a partir de medidas válidas e fidedignas.
Para os objetivos dos profissionais da área de saúde, as medidas antropométricas mais utilizadas são: massa, estatura, perímetros corporais, diâmetros ósseos e espessura de dobras cutâneas, que serão apresentados em detalhes, a seguir:
Massa | Instrumento: Balança
Procedimentos: Popularmente convencionou-se utilizar a palavra peso para definir o valor da massa, que é obtido na balança, embora sejam duas grandezas diferentes. Para a realização da medida da massa o avaliado deve estar em pé, com o mínimo de roupas possível, de costas para a escala da balança, com afastamento lateral dos pés, estando a plataforma entre os mesmos. Em seguida coloca-se sobre e no centro da plataforma, na posição anatômica com o peso do corpo igualmente distribuído entre ambos os pés, ereto e com o olhar num ponto fixo à sua frente. A