Cancer de mama e Pulmão
2013
CÂNCER DE MAMA
A mama é uma glândula que localiza-se ventralmente aos Mm. Peitoral Maior, Serrátil Anterior e Oblíquo
Externo. Estende-se da segunda à sexta costela, e do osso esterno à linha axilar média. A mama é composta por três tecidos principais: pele, tecido celular subcutâneo e o tecido mamário propriamente dito, sendo este último composto por parênquima (tecido Glandular) e estroma (tecido Conjuntivo que confere sustentação à mama).
O parênquima mamário é composto de, aproximadamente, 15 a 20 segmentos que convergem para o mamilo em um arranjo radial concêntrico, ocorrendo então a formação dos lóbulos mamários, e cada um com seus respectivos ductos lactíferos, os quais saem dos lóbulos mamários e convergem para o mamilo, a fim de formar o ducto lactífero principal e servir para o propósito da mama, que é a lactação. O estroma, por sua vez, é constituído de tecido adiposo e um tecido fibroso, este que está intimamente relacionado ao parênquima, portanto, temos esse arcabouço que proporciona sustentação à glândula mamária. De fundamental importância para o entendimento do CA de mama, seu desenvolvimento e de que forma ele se espalha, é a drenagem linfática. A drenagem linfática da mama é extremamente complexa e tem um interesse, na situação do CA de mama em particular, devido ao padrão de disseminação do CA de mama.
Temos então a drenagem linfática da mama sendo feita principalmente para os linfonodos axilares, que são os primeiros linfonodos de drenagem do CA de mama. Temos nesses linfonodos, três níveis de drenagem, segundo à classificação de Berg:
Nível I – 65% (lateral e inferiormente ao M. Peitoral Menor – 15 a 18 linfonodos),
Nível II – 25% (posteriormente ao M. Peitoral Menor, linfonodos centrais e alguns subclaviculares
- 10 a 12 linfonodos)
Nível III – 10% (súpero-medial em relação à borda medial do M. Peitoral Menor).
Em relação à essa drenagem, quando é feito o