Cancer de intestino
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CURSO DE ENFERMAGEM
Câncer de Intestino
Disciplina: Epidemiologia
Profa. : Querubina Bringel Olinda
Aluna: Gabriella Cidrão Ponte
SETEMBRO/ 2009,
INTRODUÇÃO
O diagnóstico de câncer é sempre traumático. Muitas pessoas têm medo de fazer exames, justamente pelo temor do resultado. O termo "tumor maligno" está freqüentemente associado a uma condenação de morte. Mesmo os médicos não oncologistas apresentam dificuldade em lidar com pacientes oncológicos.
Mas hoje a idéia é trocar o desespero pela busca de informações. Quanto mais uma pessoa doente está informada, melhores decisões ela pode tomar. E tem mais chance de ter bons resultados aquele que tem opiniões bem fundamentadas para discussão com seu médico. Hoje em dia, temos vários meios de pesquisas e podemos avaliar as mais certas informações, sempre é bom perguntar ao seu medico todas as dúvidas que estiver!
Câncer de Intestino
O câncer de intestino é uma das formas mais freqüentes de câncer do aparelho digestivo, sendo que a cada ano cerca de 160 mil novos casos são diagnosticados nos Estados Unidos e em torno de 57 mil desses pacientes morrem da doença. No Brasil, este tipo de câncer está em quarto lugar entre os tumores mais freqüentes do sexo masculino, atrás apenas do câncer de estômago, pulmão e próstata.
Quando a doença é descoberta em fases mais adiantadas, o paciente pode responder mal ao tratamento (cirurgia, radioterapia e quimioterapia) e tem menos chances de sobreviver. Esse dado ressalta a necessidade de prevenção da doença em pessoas de risco e de investigação de sintomas que possam estar presentes, a fim de se fazer o diagnóstico e tratamento nas fases iniciais, quando as chances de cura são maiores
As pessoas acima de 50 anos são mais predispostas ao aparecimento deste câncer. Algumas situações também podem aumentar o risco de você ser diagnosticada de câncer de intestino. Alguns desses riscos são, historia