Cancer De Colo De Utero
O câncer de colo do útero é o câncer que começa no cérvix, a parte baixa do útero que se abre na parte superior da vagina.
Nomes alternativos
Câncer - cérvix, câncer cervical
Causas, incidência e fatores de risco
Em todo o mundo, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais comum nas mulheres. Ele é menos comum nos Estados Unidos por causa da realização rotineira de exames de Papanicolaou.
O câncer de colo do útero começa nas células na superfície do colo do útero. Ali existem dois tipos de células: escamosas e colunares. A maioria dos casos de câncer de colo do útero envolve as células escamosas.
Foto: ADAM
Câncer cervical
O desenvolvimento do câncer é geralmente muito lento. Ele começa como uma doença pré-cancerosa chamada de displasia. Essa doença pode ser detectada por um Papanicolau e é completamente tratável. Por esse motivo é muito importante que as mulheres façam exames de Papanicolau periodicamente. Hoje, a maioria das mulheres diagnosticadas com câncer de colo do útero não realizaram exames de Papanicolau periodicamente ou não fizeram acompanhamento após receber resultados anormais.
As alterações pré-cancerosas não detectadas podem se transformar em câncer de colo do útero e se espalhar para a bexiga, intestino, pulmões e fígado. Pode demorar anos até que as alterações pré-cancerosas se transformem em câncer cervical. Os pacientes com câncer cervical (de colo de útero) geralmente não apresentam problemas até o câncer estar avançado e ter se espalhado.
Quase todos os casos de câncer de colo do útero são causados pelo HPV (vírus do papiloma humano). OHPV é um vírus comum transmitido nas relações sexuais. Existem muitos tipos diferentes de HPV. Algumas cepas causam o câncer de colo do útero. Outras cepas podem causar verrugas genitais e existem aquelas que não causam nenhum problema.
Outros possíveis fatores de risco de câncer de colo do útero (cervical):
Praticar sexo muito cedo
Vários parceiros sexuais
Parceiros sexuais que possuem