Canal do Panamá
O funcionamento
Para que uma embarcação consiga atravessar os 82 km que separam os dois oceanos é necessário trafegar pelo istmo do Panamá, a faixa de terra que liga a península ao continente. Devido à topografia da região, é necessário "escalar" 26 metros até atingir o lago Gatún e em seguida, do outro lado, descer novamente até o nível do mar. Para fazer esse trabalho são usadas as eclusas, diques que se enchem de água e permitem a descida e elevação de embarcações. O Canal do panamá tem dois grupos de eclusas no lado do Pacífico e um no lado do Atlântico. No lado Atlântico, as portas de aço das eclusas triplas de Gatún têm 21 m de altura e pesam 745 toneladas cada uma.
O lago Gatun, 26 metros acima do nível do mar, é alimentado pelo rio Chagres, onde foi construída uma barragem para a formação do lago.
Ao entrar em uma das eclusas de Gatún a água é bombeada para dentro dos diques, que se enchem e elevam a embarcação até o lago Gatún, 26 metros acima.
O navio segue pelo lago até atingir as eclusas de Pedro Miguel, que se esvaziam até se igualarem ao nível do Lago Miraflores, 16.5 metros acima do nível do mar e 9.5 metros abaixo do nível anterior.
Dentro do lago Miraflores, a embarcação trafega até atingir as eclusas de Miraflores, que reduzem ainda mais o nível da embarcação, até atingir novamente o nível do mar, desta vez próximo à Ciudad de Panamá, capital do país, já do lado do Pacífico.
Travessia do Canal do Panamá (Animação)
A embarcação sai do Oceano Atlântico, nas proximidades da Ciudad de Colon, passando por eclusas, que possibilitam a elevação e descida dessas embarcações, através de diques que se enchem de água conforme a embarcação passa.
Assim, ela trafega pelo canal até chegar ao lado do Pacífico, se deparando com 2 grupos de eclusas. Primeiramente, passa por Pedro Miguel, depois por Miraflores. Passa pelo Baboa Puerto, próximo a Ciudad de Panama, onde termina seu