Canal do Panamá
Canal do panamá
O Canal do Panamá é um canal marítimo com 81 quilômetros de extensão, que corta o istmo do Panamá,que é situado ao sul da América Central.Ligando assim o Oceano Atlântico e o Oceano Pacífico. O canal é considerado como um ponto importante para o comércio internacional devido a grande diminuição do percurso feito pelos navios.
O canal começou a ser construído em 1880 e foi terminado em 1914. Os Estados Unidos e a China são os principais usuários do canal.
O canal possui dois grupos de eclusas( eclusa é uma obra de engenharia hidráulica que permite que barcos subam ou desçam os rios ou mares em locais onde há desníveis)todas as eclusas do canal são duplas, de modo que os barcos possam passar nas duas direções. Os navios são dirigidos ao interior das eclusas por pequenos aparelhos ferroviários.
Após dez anos de trabalho e da escavação de um volume de material quase quatro vezes maior do que o inicialmente projetado, o canal foi finalmente concluído a 10 de Outubro de 1913, com a presença do presidente estadunidense Woodrow Wilson.
Concluídas as obras complementares, quando o canal entrou finalmente em atividade, a 15 de Agosto de 1914, constituía-se numa maravilha tecnológica. A complexa série de eclusas permitia até mesmo a passagem dos maiores navios de sua época. O canal foi um triunfo estratégico e militar importantíssimo para os Estados Unidos, e revolucionou os padrões de transporte marítimo. Diversos trabalhadores das Índias Ocidentais trabalharam no canal, e a